Páginas

seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

19 de dez. de 2008

Crianças para Jesus

Como explicar para uma criança o que é ser de Jesus.



Eu perguntei para minha filha de 3 aninho o que era ser uma crianças de Deus? Ela me respondeu

Mamãe ser uma criança de Deus é acreditar em Jesus e em Deus, Jesus mora em nosso coração o importante da vida é sermos feliz e obedecer a Jesus.

Ela no seu entendimento tão pequeno falou tudo que estava em seu coração, sem duvida qualquer colocou o Senhor como o primeiro isso me fez entender como é bom falar de Deus para os nossos pequenos. Muitas vezes pensamos que eles não entendem nada e verdadeiramente esta guardando tudo em seus corações. Devemos ensinar com desenhos, com musicas, com gestos, pois eles apreendem tudo nesta idade.

Pode ser difícil falar de alguém que eles não ver mais ficam curiosos em querer saber mais quem é Jesus.


Quem é Jesus? Eu preciso saber
Quem é Jesus? Eu quero muito conhecer
Quem é Jesus? Eu preciso saber
Quem é Jesus? Eu quero muito conhecer
Tanta gente fala sobre Jesus
Tanta gente diz o nome dele
Deve ser alguém muito importante
Já encontrei pessoas
Com amor tão grande por ele
Mas quem é ele?
Quem é Jesus? Eu preciso saber
Quem é Jesus? Eu quero muito conhecer
Quem é Jesus? Eu preciso saber
Quem é Jesus? Eu quero muito conhecer
Como conhecer alguém
Que eu não posso ver?
Será que algum dia eu vou entender?
Talvez alguém possa me explicar
Porque eu quero Verdade encontrar
Para conhecer o Senhor Jesus
É preciso abrir o coração
E acreditar nas coisas que ele fez
Eu posso te contar uma e outra vez
mas você precisa conhecê-lo também
Quem é Jesus? Eu preciso saber
Quem é Jesus? Eu quero muito conhecer
Quem é Jesus? Eu preciso saber
Quem é Jesus? Eu quero muito conhecer
Pra saber quem é Jesus não basta só cantar
Muita gente vai á igreja e só blá blá blá
Jesus Cristo é uma pessoa e você pode crer
Ele mesmo quer se mostrar pra você
Quem é Jesus? Eu preciso saber
Quem é Jesus? Eu quero muito conhecer
Quem é Jesus? Eu preciso saber
Quem é Jesus? Eu quero muito conhecer

18 de out. de 2008

A Idéia Cristã de Criança




Jesus tocou os indivíduos, fazendo com que cada pessoa se sentisse especialmente amada. O ensino é em essência um relacionamento entre o professor e o estudante através de uma disciplina.


Jesus se relacionou com cada indivíduo através de Sua disciplina, a salvação, observando e satisfazendo as necessidades daqueles que vinham a ele. Não devemos confundir o significado da palavra satisfação com o significado da palavra gratificação. Satisfazer significa suprir plenamente o que é necessário e exigido pelas leis naturais.

Gratificar é dar prazer, suprir os desejos sensoriais. Jesus satisfez as necessidades reais dos indivíduos de maneira que se foram plenamente supridos. Como professores e pais, devemos aprender a identificar as verdadeiras necessidades de nossas crianças e satisfazê-las.


Quais são as verdadeiras necessidades das crianças? A primeira necessidade é espiritual – nascer no reino de Deus. Jesus satisfez as necessidades espirituais primárias com tanto cuidado e firmeza quanto supriu as necessidades físicas das pessoas que conheceu. Os professores e pais devem seguir o exemplo, fazendo do aspecto espiritual uma necessidade, e seguindo a Deus em busca de outras necessidades:


1. Significado: As crianças precisam ter um profundo senso de segurança, de serem amadas, valorizadas e importantes.



2. Confiança: Devem desenvolver confiança no caráter dos adultos que mais influenciam suas vidas.


3. Aceitação: As crianças devem adquirir um valor pessoal, baseado na aceitação de sua própria individualidade como presente de Deus. O tratamento da criança pelo adulto deve comunicar plenamente o seu valor e potencial.


4. Propósito: Se as crianças se virem como tendo um lugar na história e enxergarem os eventos de suas vidas à luz de um Deus providente, então poderão ter segurança em relação ao seu presente e futuro.


5. Trabalho: Precisam de atividades que sejam reais para elas; atividades significantes, intrigantes, não de atividades confusas e cujo objetivo é apenas o entretenimento. Precisam de enobrecimento ou ocupação de maneira que possam adquirir a visão do valor de sua vida e propósito.


6. Sabedoria: As crianças precisam de orientação sábia da parte dos adultos para ajudá-las a entender suas experiências e interpretar o seu mundo através de princípios.


7. Modelos de Autogoverno Cristão: As crianças necessitam de modelos de adultos auto-governados por Deus que aceitam a autoridade que é dele por virtude de sua maior experiência, conhecimento e sabedoria, e que representam o governo de Deus em suas vidas.


8. Modelos de Caráter Cristão: As crianças necessitam de modelos adultos que exemplifiquem as qualidades pessoais do caráter cristão vitorioso, que sejam produtivos e comprometidos, e que as inspire.


Nossas atitudes com as crianças devem ser pautadas pelas atitudes que Jesus expressou em seus relacionamentos com os indivíduos. Seu respeito pelo valor de cada pessoa deve nos inspirar a demonstrar profunda e genuína apreciação pela individualidade de cada criança. Ele foi genuíno, investindo tempo e concedendo sincera atenção aos indivíduos no nível humano, tornando-se acessível às pessoas. Jesus tornou o seu ensino algo concreto, dando a seus estudantes a verdade tangível e apresentando a mensagem mais abstrata que já existiu com as palavras mais concretas e mais facilmente compreendidas. Ele prontamente confrontou as discrepâncias entre a convicção verbal e a realidade da vida, detectando e comunicando-se em um estilo de mentoreamento com o objetivo de levar cada indivíduo à sua mais plena expressão.

Como mestres, os métodos e currículo da Abordagem por Princípios, nos permitem a liberdade e expressão criativa para satisfazer as necessidades reais de nossos estudantes de maneira plena.

Vemos cada criança como um indivíduo de infinito valor, feita à imagem de Deus e digna de nosso respeito. Vemos cada criança como plena, pronta a ser cultivada, inspirada, consagrada e instruída, ao invés de as vermos vazias, servindo apenas para serem estimuladas, motivadas ou doutrinadas. Vemos as necessidades tutoriais dos estudantes, que cada um, como indivíduo, tem direito a seu próprio estilo de aprendizado e instrução, que cada criança pode ser elevada a um padrão digno. Labutamos para que nossos estudantes produzam, não apenas consumam – expressando-se nas artes, música, drama e atletismo, desenvolvendo cada talento, exercitando todo o seu potencial.


Por sabermos que a verdade satisfaz, identificamos a verdade bíblica em cada disciplina, dando a nossas crianças o pão da vida como dieta firme, não somente migalhas. Mostramos-lhes a plenitude do propósito de Deus para o ser humano na história de maneira que possam se colocar seguramente no reino de Deus, certos de qual é o seu lugar, capazes de aceitar sua posição na corrente do cristianismo e vislumbrar o propósito de suas vidas pessoais.


“Deixai vir a mim as crianças, e não as impeçais, porque de tais é o reino de Deus.E, tomando-as nos seus braços, as abençoou, pondo as mãos sobre elas.” Marcos 10:14-16
Que nossas crianças sejam da mesma maneira abençoadas,que conduzam sua geração a Cristo e que Ele seja glorificado.


Extraído de: “A Idéia Cristã de Criança – Concepção e Implicações” – Publicado pela AECEP – Associação de Escolas Cristãs de Educação por Princípios. Para adquirir este livro entre no site: www.aecep.org.br ou entre em contato através do telefone (31) 3227-4648.

3 de out. de 2008

O professor que é chamado para educar com amor...

O professor que é chamado para educar com amor...


... tem um coração de servo. Reconhece seu chamado como um ministério para servir a vida integral de seus educandos escolhendo o caminho do amor. Ainda que ele tenha conhecimento de todos os mistérios, ciências e fé ele permanece no método do amor.


... inspira amor pela aprendizagem através de seu próprio exemplo crescendo em conhecimento, lendo, estudando, buscando atualizar-se no desenvolvimento das diversas áreas do conhecimento. Ele demonstra como o saber pode ser útil para servir ao próximo, famílias, comunidade, nação e mundo.


... têm paciência. Recebe de Deus a instrução e o ensino necessário para saber como lavrar o solo do coração de seus alunos. Sabe que há um tempo e um modo distinto para semear cada espécie de semente. Ele espera com paciência a semente germinar, brotar, crescer e frutificar. Este conselho e sabedoria ele recebe de Deus.


... é benigno para com seus educandos. Nutre-os com bondade cotidianamente, pois reconhece que sua vida é cercada pela bondade de Deus. Trata-os individualmente com imparcialidade, entendimento, consistência e respeito.


... não se ensoberbece. Sabe que como professor, precisa aprender a cada dia a equilibrar o conhecimento com amor pois, o muito saber ensoberbece, mas o amor edifica. Mesmo porque muitas vezes em seu ministério ele sofre afrontas, acredita num ideal quando tudo conspira para não crer, espera as mudanças quando dá vontade de largar tudo de lado e suporta adversidades confiando Naquele que o chamou. Vê seu chamado como de um prudente construtor que edifica sobre a Rocha e faz a obra até o fim.


... entende o princípio de mordomia: pensa e age como mordomo. Acolhe sob sua responsabilidade vidas e propriedades que não lhe pertencem e cuida delas com zelo, como o próprio Dono o faria. Ama seus educandos incondicionalmente e cultiva respeito pela propriedade interna e externa de outros e da escola. Sabe que todas as suas fontes, seu referencial maior está em Jesus, Seu Mestre.


... possui um forte senso de propósito e compromisso. Reconhece que seu chamado tem um propósito de aperfeiçoar as vidas de seus educandos para o desempenho transformador de suas vocações na sociedade e para a edificação da Igreja. Seu compromisso é promover o pleno conhecimento do Filho de Deus, revelado nos tesouros escondidos de cada área do conhecimento e na aprovação de seu caráter pelo nosso Pai. É compromissado também em promover a maturidade para que seus educandos sejam capazes, através das ferramentas desenvolvidas no processo de aprendizagem, de discernir e se posicionar contra os ventos de cosmovisões anti-cristãs que induzem ao erro permanecendo firmes nos princípios cristãos de sua formação.


... possui entusiasmo pela sua profissão, ama o magistério e apresenta a arte de ensinarpara o público em seus aspectos positivos inspirando-os a verem a educação escolar cristãcomo uma ocupação digna. Ele faz parte de um movimento que busca restaurar a honra delecionar através de um caminho sobremodo excelente: Educar com amor!


FONTE : htt://www.aecep.org.br
Por: Cida Mattar


Inspirado em I Co 13, Mt 20:28; Rm 12:7; Sl 23:6; I Co 8:1; Is 28:23-29; Hb 12:1-3; Ef 4:11-14; Ef 4:1 e no “The Professional Teacher” - StoneBridge School, Chesapeake, VA – USA.

16 de set. de 2008

GRANDE CLAMOR POR TODAS AS CRIANÇAS DO BRASIL E DO MUNDO

Grande clamor por todas as crianças do Brasil e do Mundo

"Pela boca dos meninos e das criancinhas de peito tiraste o perfeito louvor?
Mateus 20,16.

Vamos fazer um grande clamor por todas as crianças do Brasil e do Mundo, o inimigo tem usado pessoas contra as crianças para destruir, e matar.
Há crianças que precisam de nossas orações, como orientadores deste Ministério Infantil vamos chorar clamar Orar por todas elas e pedir em oração pelos seus pais e pedir para o Senhor repreender todo Mal em o nome de Jesus.
Ultimamente tem acontecido muitos acidente com as crianças, vamos orar, e ensinara a cada criança a orar e pedir ao Senhor o livramento

"Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele".
Provérbio 22,6

E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
Malaquias 3 ,11

FAÇA HOJE O SEU CLAMOR E SUA ORAÇÃO

8 de set. de 2008

MONENTO DE REFLETIR

Está na hora de acordar! O Senhor nos confiou essa responsabilidade de cuidar das crianças do nosso ministério. Devemos ser a principal influência e referência em suas vidas. É preciso investir nesse ministério. Gosto de afirmar que as crianças fazem parte do corpo de Cristo, portanto elas não são “a igreja de amanhã”, mas já são a igreja de hoje. Quantos problemas seriam evitados, quantos adolescentes seriam saudáveis e quantos adultos sábios e maduros teríamos nas igrejas, se tão somente investíssemos no ministério infantil! É mais fácil ensinar a criança no caminho que ela deve andar do que tratar dos desvios de caráter, feridas na alma, traumas, rebeldias, dos adultos. Fico imaginando quantas coisas lindas o Senhor tem guardado em seus tesouros! Se temos a mente de Cristo, podemos fazer melhor do que tudo que o mundo oferece.

Á CRIANÇA QUE, PRECISA SER SALVA DO MUNDO QUE VIVE.

Ide ... (Mc 16.15
Deixai... (Mc 10.14)
Apascenta os meus cordeiros... (Jô 21.15)
Não é da vontade de Deus que uma criança se percam ... Mt 18.14)
Ensinar as doutrinas fundamentais as crianças ... (Ex 12. 26-27)
Desde o menor deve ouvir os mandamentos ... (II Reis 23.2 – II Cr 20.13 – Dt 6.7-31 – Ef 6.4)
“Deixem vir a mim as crianças, não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas” (Mc 10.14).


Oração de Criança

Jesus, eu gosto do Senhor, muito obrigado pela vida que o Senhor me deu
muito obrigado por papai e mamãe e por todas as pessoas, que o Senhor colocou bem perto de mim.
Jesus, eu estou crescendo não só por fora, para ter um corpo bonito e forte mas, ajude-me a crescer também por dentro, para ter um coração cheio de bondade. Jesus, ajude-me a ser feliz porque eu existo.
Jesus, eu gosto do Senhor, de todo coração e vou gostar de todo mundo, como o Senhor gosta de mim e me ensina a andar em seus caminho ser uma criança obediente ao Papai e a Mamãe assim vou saber respeita -los e amo-los como o Senhor me ama.





Amém.