Seja bem Vindo ao Cantinho dos Pequenos Adoradores do Rei Jesus

3 de jun. de 2014

A Armadura de Deus




Tema principal: A Armadura de Deus

Versículo chave: Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.
Efésios 6:11

Objetivo: Aprender a vestir a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Introdução: Quando você vai sair e está chovendo de que você precisa? De proteção (guarda-chuva). E quando está frio? De proteção (Toca, Luvas).Citar outros exemplos.
E os soldados, de que precisam para irem a guerra? De proteção (capacete, colete a prova de bala e outros). Há muito tempo atrás, os soldados romanos, lá da época de Jesus, usavam uma roupa especial como proteção chamada de ARMADURA, que os protegiam na hora da batalha!
Na Bíblia Sagrada está escrito que o Apóstolo Paulo faz uma comparação dessa armadura com a nossa vida espiritual. Deus nos alerta em sua palavra que devemos nos proteger, todos os dias, dos ataques do inimigo – Satanás, que está sempre arrumando um jeitinho de nos enganar e nos levar a fazer o mal, ao invés do bem. Vamos aprender o que é a armadura de Deus e como você pode usá-la todos os dias para estar preparado e protegido para o que der e vier, ainda com uma roda de conversa, se possível mostre a imagem de uma armadura e pergunte as crianças se alguma delas já viu uma. Em caso afirmativo, pergunte aonde. Dê espaço para elas expressarem suas opiniões. Faça questionamentos como, você já viu algum desenho em que algum personagem use armadura? Nossa, será que é bem quente dentro da armadura? Como será que o soldado faz para vestir? Tem dias que a gente tropeça em tudo, cai, bate o joelho... Acho que seria bom andar de armadura pra não se machucar, o que vocês acham? Se alguma criança desejar, ou a sala toda, as deixe imitar o caminhar de uma pessoa que veste uma armadura (pesada, ou bem apertada, ou muito grande), crie situações divertidas. Leia Efésios 6.


Vocês sabem o que é uma armadura? Armadura é um tipo de roupa especial usada como proteção. Aonde será que podemos aprender sobre a armadura de Deus? No livro de Efésios, capítulo 6, aprendemos a compreender a proteção que Deus nos oferece em nossa luta contra o diabo. Mas, porque precisamos de uma armadura? Porque o diabo é inimigo de Deus e como somos filhos de Deus, ele é nosso inimigo também. A única maneira de derrotá-lo é lutando á maneira de Deus. O que fazer com a armadura? Efésios 6:11, Deus nos faz uma promessa: Ele diz que se colocarmos a Sua armadura, a proteção especial que Ele nos deu iremos resistir ao dia mal. Quando o diabo nos atacar com tentações, não iremos ceder e pecar. Seremos capazes de ficar firmes e não cair diante do inimigo. Como é a armadura de Deus? A armadura de Deus é espiritual. Não podemos ver, mas podemos colocá-la em prática na nossa vida diária com Deus.
Para que as crianças possam compreender melhor, relacione com a história de Davi. Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: a nossa fé. 1 João 5.4
Em I Samuel 17.1-50, Saul e os israelitas se juntaram, acamparam no vale do Carvalho e se prepararam para lutar contra os filisteus. Um homem chamado Golias, da cidade de Gate, saiu do acampamento filisteu para desafiar os israelitas. Ele tinha quase três metros de altura e usava um capacete de bronze e uma armadura também de bronze, que pesava uns sessenta quilos. Golias veio, parou e gritou para os israelitas: Escolham um dos seus homens para lutar comigo. Se ele vencer e me matar, nós seremos escravos de vocês; mas, se eu vencer e matá-lo, vocês serão nossos escravos. Quando Saul e os seus soldados ouviram isso, ficaram apavorados. Davi , filho de Jessé, chegou ao acampamento, para levar alimento aos seus irmãos que estavam na batalha. Enquanto Davi estava falando com eles, Golias avançou e desafiou os israelitas. Então Davi perguntou aos soldados: Quem é esse filisteu pagão para desafiar o exército do Deus vivo? Davi disse ao rei Saul: Meu senhor, eu vou lutar contra ele. Mas Saul respondeu: Você não pode lutar contra esse filisteu. Você não passa de um rapazinho. Davi respondeu: Tenho matado leões e ursos e vou fazer o mesmo com esse filisteu. Então Saul deu a sua própria armadura para Davi usar. Mas ele disse a Saul: — Não consigo andar com tudo isto. Então tirou tudo. Pegou o seu bastão, escolheu cinco pedras lisas no ribeirão e pôs na sua sacola. Pegou também a sua funda e saiu para enfrentar Golias. Golias olhou bem para ele e começou a caçoar, dizendo: Para que é esse bastão? Você pensa que eu sou algum cachorro? Venha, que eu darei o seu corpo para as aves e os animais comerem. Davi respondeu: Você vem contra mim com espada, lança e dardo. Mas eu vou contra você em nome do Senhor Todo-Poderoso. Então o mundo inteiro saberá que o povo de Israel tem um Deus. Então Davi enfiou a mão na sua sacola, pegou uma pedra e com a funda a atirou em Golias. A pedra entrou na testa de Golias, e ele caiu de cara no chão. Então Davi correu, ficou de pé sobre Golias, tirou a espada dele da bainha e o matou. E assim Davi venceu Golias e o matou apenas com uma pedra. Quando os filisteus viram que o seu herói estava morto, fugiram.
Tio, explique que assim Como Davi, nós devemos confiar em Deus e declarar vitória sobre os nossos inimigos. Davi não somente confiou, mas ele teve ação: pegou a pedra e atirou. Deus vai nos ajudar e dizer o que devemos falar ou fazer. Faça a sua parte e Deus fará a parte dele! Explique Deus deseja que sejamos vitoriosos como Davi, não pela força do nosso braço, mas mediante as direções do nosso Deus. Por isso, durante este mês aprenderemos a guerrear com Jesus, para vencermos o bom combate!

Nenhum comentário:

Postar um comentário