Seja bem Vindo ao Cantinho dos Pequenos Adoradores do Rei Jesus

12 de set. de 2015

Aprendendo com a Bíblia

Aprendendo com a Bíblia 

 José é preso e interpreta o sonho de Faraó

Texto Chave: "Deus estava com José e o abençoava em tudo que fazia" - Gênesis 39:23.

Base bíblica: Gn 39 e Gn 41:1-36

Objetivo: mostrar que os planos de Deus são perfeitos.

Introdução: Você sonha muito? Conte-nos um sonho engraçado que você já teve. Vocês se lembram de que o copeiro e o padeiro de Faraó tiveram sonhos estranhos? José explicou o significado dos sonhos. O copeiro voltou para o palácio para trabalhar com o rei e se esqueceu de José. José já estava preso há dois anos.

História: No Egito José sofre uma grande injustiça, ele foi preso por um erro que não cometeu. Mesmo nessa situação, José sabia que o Senhor era com ele e por isso, até na cadeia ele era obediente e fazia tudo direitinho. Como José tinha o dom de interpretar sonhos, depois de dois anos preso, ele foi chamado para interpretar um sonho de Faraó. Nenhum mago e sábio conseguiu interpretar o sonho, mas através do dom que Deus tinha dado a José, ele conseguiu  interpretar exatamente o que iria acontecer. Faraó ficou muito admirado, mas José deu toda honra e glória ao Senhor, ressaltando que era Ele tem dava esse poder. Da mesma forma acontece nas nossas vidas, Deus nos usa através dos dons que Ele mesmo nos dá, e nós devemos sempre lembrar que é Ele que nos capacita a realizar todas as coisas nas nossas vidas.


Recursos: Consiga um boneco para representar José outro Faraó, ou confeccione os personagens desta história em um fantoche com palito de churrasco sem ponta. Faça uma túnica bem bonita e colorida para as crianças relembra da história de José. Pergunte para as crianças se elas lembram quem ganhou uma túnica bem colorida do pai dei um tempo para as crianças responder. Hoje iremos falar de José no momento que ele conseguiu revelar o Sonho de Faraó.


Atividade: Pinte a Cena





Aprendendo com a Bíblia 

José Governador do Egito

Texto Chave: “E tirou Faraó o anel da sua mão, e o pôs na mão de José, e o fez vestir de roupas de linho fino, e pôs um colar de ouro no seu pescoço”. (Gênesis 41:42)

Base bíblica: Gn 41:38 e 42

Objetivo: Ensinar para as crianças que a vida de José foi exemplo de um sonho que se tornou realidade. Devemos nos manter firmes e teremos a certeza que Deus cumprirá o que prometeu.

Introdução: José, mesmo tendo sido vendido pelos irmãos e tendo sido preso, nunca deixou de crer em Deus, permaneceu sendo fiel e obediente. Crianças  mas Deus tinha um plano na vida de José, por isso o recompensou. E é assim também conosco, Deus tem planos bons para nossas vidas. Por isso mesmo diante das dificuldades temos que permanecer fiéis e obedientes a Deus. Quem quer ser obediente a Deus então vamos ouvir o que aconteceu com José.

História: Faraó satisfeito com José reconheceu o dom e a sabedoria que Deus lhe deu, o escolhe então para ser o governador do Egito, para salvá-los da fome. No período da fome, todos os povos iam comprar alimentos com José, no Egito. Então Jacó enviou 10 dos seus filhos, irmãos de José, para comprar alimentos, ficando somente com o irmão mais novo, Benjamin. Quando chegaram ao Egito, se inclinaram perante o governador sem saberem que era José. Mas sem dizer nada José os reconheceu e ficou muito emocionado com grande alegria e amor. José então os questionou se eram homens de bem, e eles disseram que sim, que tinham mais um irmão e eram de família boa e confiável. José pede então que 1 dos irmãos ficasse com ele no Egito e que os outros levassem o alimento para a família, voltando para o Egito depois com o irmão mais novo.

Recursos: Um cartaz com a palavra Banco. Uma folha de cheque xerocada para todas as crianças (algumas deverão estar assinadas, outras não); varias xerox de notas de dinheiro. Escolha uma criança para ficar no caixa do banco (oriente-a separadamente para que ela somente troque os cheques por dinheiro se estiverem assinados). Distribua as folhas de cheque xerocadas para as crianças se diga para elas que iremos fazer de conta que estamos em um banco. Explique que a folha de cheque que ela têm nas mãos, lhes dá o direito de troca-las por dinheiro. Peça para que as crianças, em fila, se dirijam ao caixa. Elas perceberão que apenas as que tinham o cheque com assinatura receberam o dinheiro, as outras não. Conclua explicando para elas que o cheque te valor somente com a assinatura. Assim também só teremos o nosso maior sonho realizado se depositarmos a nossa fé unicamente em Jesus. Se formos fiéis a ele, e fizermos tudo conforme a sua palavra, assim como José, certamente teremos a resposta das nossas orações.


1-Atividade: Observe e descubra

2- Atividade: Pinte a Cena 


Aprendendo com a Bíblia 

José perdoa seus irmãos

Texto Chave: “... Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos vasos, e levai ao homem um presente...” (Gênesis 43:11)

Base bíblica: Gênesis 43, 44 e 45.

Objetivo: Nesta aula o objetivo é  trabalhar o perdão e o amor com as crianças.

Introdução: Alguém aqui já passou um problema grave e ficou triste e com medo? Talvez a sua mamãe, ou seu irmãozinho, tenham ficado doentes e você pensou que eles não iam melhorar. Às vezes passamos por grandes dificuldades, mas não devemos ficar tristes nem com medo, não. Hoje, a tia irá contar a vocês que mesmo José ter passado por grandes dificuldades  nada, nada mesmo, tirou a paz e a alegria dele no que fez perdoar o seus irmão. Vamos ouvir a história deles?

História: José estava esperando muito que seus irmãos retornassem ao Egito. Assim que eles chegaram, os servos foram avisar a José que eles chegaram. José então ordenou que eles fossem até a sua casa. Chegando lá, ele viu seu irmão mais novo e ficou muito feliz e os convidou para jantar com ele.
Enquanto seus irmãos comiam, ele ordenou que um servo escondesse um copo de prata na bagagem de seus irmãos. Fale para as crianças que José queria que seus irmãos ficassem no Egito, mas ainda não queria se revelar como sendo o irmão deles, por isso pediu que o servo escondesse o copo na bagagem dos irmãos. Então ele fala para seus irmãos que eles o roubaram e por isso ordena que Benjamim fique no Egito. Os irmãos, muito preocupados com Jacó, pedem a José que por favor não impedisse Benjamin de seguir viagem de volta com eles.
Então José decide se revelar aos irmãos, começou a chorar de emoção e contou a eles que ele é José, o irmão que eles tinham vendido. Ele os perdoa por todo o mal que fizeram a ele. José contou a eles que Deus tinha um plano em enviá-lo ao Egito, para livrar a família da fome. Os irmãos também começaram a chorar e todos se abraçaram, de alegria. Então José pede que seus irmãos voltem para buscar seu pai, pois ele também queria muito reencontrá-lo.

Recursos: Então José decide se revelar aos irmãos 



1-   AtividadeObserve e Resolva

2 – Atividade: Observe e Descubra



Aprendendo com a Bíblia

Da escravidão ao nascimento de Moisés

Texto Chave: “... e lhe deu o nome de Moisés, dizendo:” "Porque eu o tirei das águas".( Êxodo 2:10)

Base bíblica: Êxodo 2

Objetivo: Ensinar às crianças que Deus sempre nos ouve quando chamamos a Ele.

Introdução: Leve para a sala dois ovos de galinha, uma tigela e um batedor. Mostre os elementos para as crianças e pergunte para elas o seguinte: “O que nós poderíamos fazer para que estes dois ovos se multipliquem e se transformem em uma gostosa refeição para toda a turma? Dê um tempo para que elas respondam. Um omelete, é isso  mesmo. Com apenas dois ovos, nós podemos fazer um omelete, é só bater e ele logo crescerá e dará para toda turma. Isso me faz lembrar de uma história muito importante. Vocês sabiam que havia um povo que era exatamente assim, igual a omelete? Quanto mais batiam nele e o maltratavam, mais ele crescia. Vocês querem saber de quem estou falando? Então prestem bastante atenção”.

História: Como o povo de Israel estava crescendo muito, Faraó temeu que eles atrapalhassem o seu reinado. Com isso ele fez uma lei que todo menino até 2 anos teria que ser morto. Foi nessa época que Moisés nasceu. Sua mãe estava com medo, mas Deus sempre nos dá uma boa idéia. Foi quando ela colocou Moisés em um cesto com betume para protege-lo e o colocou no rio, sua irmã foi acompanhando até ele chegar onde a filha de Faraó tomava banho. A filha de Faraó o encontrou e gostou do bebê, pegando-o para criar. Moisés cresceu e foi criado pela filha de Faraó, estando sempre aos cuidados de Deus para que se cumprissem suas promessas.

Conclusão: mesmo em tempo de dificuldades, não podemos esquecer das promessas de Deus, mesmo com o povo sendo escravizado, Deus não havia se esquecido deles. O inimigo sempre se levanta para tentar impedir os planos de Deus. Mas Deus não fica feliz em nos ver sofrendo, pois o Seu desejo é que venhamos a clamar por Ele pedindo a Sua ajuda.

Recursos: Moisés em um cesto



Atividade – 1: Ligue os pontos e descubra quem esta no rio.

Atividade – 2: Cole bolinha de jornal em volta do nome e deixe-o bem bonito.







Nenhum comentário:

Postar um comentário